O que faz a diferença entre candidatos para uma vaga de emprego?

Qualificação de qualidade abre portas para emprego
Qualificação de qualidade abre portas para emprego
9 de abril de 2018

O que faz a diferença entre candidatos para uma vaga de emprego?

Habilidades de empregabilidade são as habilidades, qualidades e atitudes que os empregadores dizem ser essenciais para o seu local de trabalho. Elas são os diferenciais na hora de escolher você para uma vaga de emprego.

Se você deseja se mostrar um diferencial na hora de fazer parte do mercado de trabalho, é preciso seguir alguns preceitos. Saiba como ser um diferencial na vaga de emprego dos seus sonhos e quais características fazem com que a contratação seja feita de forma imediata.

Como se destacar na hora de uma entrevista para uma vaga de emprego

Existem diversos pontos que podem fazer seu currículo se destacar, como uma qualificação de qualidade, experiência de mercado, atividades extras que demonstram interesse… mas no fim, é o perfil que cria o real diferencial entre candidatos. Saiba como agir para se tornar o escolhido entre outro candidato que – quem sabe – até mesmo possui um currículo melhor que o seu?

  1. Atitude positiva

Ter uma atitude positiva é como aparecer no jogo da sua equipe pronto para dar o seu melhor, animado e pronto para ir, mesmo que as chances de ganhar sejam baixas e seja um trabalho árduo.

  1. Comunicação

Você tem boas habilidades de comunicação se você pode ouvir bem, não xingar no trabalho ou ter uma atitude ruim, pedindo claramente o que quer e não tendo medo de perguntar se não entende alguma coisa.

  1. Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é como quando você está jogando algum jogo ou tocando em sua banda. Vocês ajudam uns aos outros a conseguir o que querem, garantem que você faz a sua parte, se dão bem com todos e respeitam seu treinador ou gerente.

  1. Autogestão

Quando você se gerencia, você está no controle do que faz e diz de uma maneira que não prejudica a si mesmo ou aos outros. Você chega à escola ou trabalha na hora certa, com as roupas certas e pronto para começar, e as pessoas podem confiar em você.

  1. Disposição para aprender

A vontade de aprender é mostrar que você está feliz em aprender coisas novas e o que precisa saber para fazer o seu trabalho. Isso também significa que, quando, por exemplo, seu chefe disser que você precisa melhorar suas ações, você não ficará muito chateado, mas compreenderá a demanda com calma e tentará com afinco.

  1. Habilidades de pensamento (resolução de problemas e tomada de decisão)

Usar habilidades de pensamento significa que, se você vir um problema, não esperará por outra pessoa, você mesmo encontrará uma maneira de corrigi-lo. Quando você tomar uma decisão, como o que fazer em uma situação de tensão, você deve pensar cuidadosamente em todas as suas escolhas e pedir conselhos.

  1. Resiliência

Não atingido e sentir vontade de desistir? Ou sua família se muda para uma nova cidade, longe de seus amigos? A resiliência é aceitar que a vida fica difícil às vezes e muda. É sobre poder mudar, pedir ajuda e continuar.

Conheça agora pontos de seu currículo que podem fazer toda a diferença na hora de conseguir sua vaga de emprego dos sonhos.

candidatos para uma vaga de emprego

Habilidades de computação

A maioria dos trabalhos exige que você use um computador. Por exemplo, encanadores escrevem faturas em tablets, os assistentes de varejo usam computadores para fazer vendas e os limpadores de rua usam e-mail para enviar relatórios sobre inundações.

Você pode fazer cursos gratuitos de computação básica em sua cidade ou encontrar esses cursos on-line ou anunciados em sua biblioteca local ou centro comunitário.

Carteira de motorista

Ter uma carteira de motorista pode lhe dar uma vantagem sobre os candidatos que não têm um, dando à você a vaga de emprego. Muitos trabalhos envolvem a condução – não apenas empregos profissionais, como motorista de ônibus, correio ou motorista de caminhão. Por exemplo, fornecedores de alimentos transportam alimentos para eventos, jornalistas conduzem a entrevistas e funcionários de vendas fazem entregas.

Como obtenho essas habilidades?

Você já tem muitas dessas habilidades e só precisa de mais algumas para ficar a frente dos outros candidatos. A boa notícia é que essas habilidades podem ser aprendidas na vida cotidiana. Você pode desenvolver habilidades de empregabilidade diariamente e aos poucos.

Assim, você conquistará a vaga de emprego e será responsável pelo próprio sucesso de seu futuro! Boa sorte!

Instrutor
Instrutor
Professor ROLAND ROBERT COLOMBARI Professor nas disciplinas de Gestão da Qualidade, Sistema de Gestão Integrado, Segurança do Trabalho e Estática - Princípios de Resistência de Materiais nos cursos de engenharia de produção, ambiental e química. Universidade São Francisco Professor na disciplina Gerenciamento de Riscos no curso de extensão em engenharia de Segurança do Trabalho. Universidade São Francisco Professor na disciplina Segurança em Máquinas, Equipamentos e Instalações no curso de extensão em Engenharia de Segurança do Trabalho. Centro Universitário SENAC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *