prevenção de riscos para a sua empresa
Aprenda a identificar e controlar os riscos da sua empresa
2 de outubro de 2017
Melhore o desempenho de sua equipe
Melhore o desempenho de sua equipe
5 de outubro de 2017

Como saber se um curso a distância é seguro e válido?

curso à distância

A ideia de fazer um curso a distância definitivamente é tentadora. Cada vez mais pessoas descobrem essa possibilidade e veem nessa modalidade uma forma de se qualificarem para um mercado que cobra muito e que só quer os melhores.

O problema é que ainda é difícil separar o joio do trigo, ou seja, saber se um curso a distância de fato tem qualidade ou se merece o investimento, ou se é melhor ir para um presencial.

Bem, a seguir nós vamos explicar como confiar no curso que você está matriculando, te dando algumas dicas e explicações sobre como esse universo online funciona! Vem conferir!

Descubra se o curso a distância que te interessa vale a pena ou não com esses passos

1 – Não se apegue a ideia de que “presencial é melhor”

curso a distanciaMuita gente insiste que fazer curso presencialmente é muito melhor do que investir em um curso a distância, por uma série de fatores que já conhecemos de cor.

As pessoas acham que aprender online é impossível, que a qualidade vai ser pior, que o conteúdo vai ser mínimo e que nenhuma empresa vai levar essa formação a sério.

Bem, é importante dizer que cursos presenciais não são a prova de questionamento do mercado, ou dos próprios alunos. Muitas vezes o curso é ministrado presencialmente, mas a qualidade é péssima, os professores não são bons, o conteúdo é abaixo da média e as aulas são uma tortura.

Além disso, não é raro que cursos presenciais sejam mal vistos no mercado. Você provavelmente conhece alguma faculdade que todo mundo quando escuta o nome torce o nariz, menos quem estuda nela, por razões óbvias. O mesmo acontece com outros tipos de qualificação.

Então esqueça de uma vez por todas a ideia de que o curso que é presencial é bom, enquanto o que é a distância é ruim. O que define a qualidade de um curso são seus profissionais e o seu conteúdo, acima de tudo, e isso pode falhar ou dar muito certo independentemente do formato que se oferte aos alunos envolvidos!

2 – Procure conhecer a reputação do curso que te interessa

Um ponto importante sobre cursos a distância é que a maioria deles precisa ter uma boa reputação no mercado, e isso deve ser pesquisado por quem está interessado em fazer o curso.

Pergunte para os seus amigos e conhecidos se já ouviram falar. Questione quem trabalha na mesma área que você, ou quem está se especializando no mesmo meio, mas vá além!

Faça uma busca nas redes sociais e nos sites de procura sobre o que dizem as pessoas que fizeram esse curso, se estão satisfeitas, se gostaram ou se estão tremendamente arrependidas!

Com essas atitudes você já começa a se certificar se o curso é um bom investimento ou não, e se vale a pena ir em frente com ele ou se é melhor fugir de uma vez por todas!

3 – Pesquise o conteúdo oferecido e os profissionais envolvidos

Não é porque o curso vai ser ministrado na internet que você não pode conhecer o conteúdo oferecido por ele, e também conhecer os profissionais que o desenvolveram.

Isso tudo normalmente está disponível no site do próprio curso e nas suas redes sociais, mas caso não esteja é bom que você procure se informar, perguntando no atendimento sobre o conteúdo e sobre quem são os professores.

Tendo o conteúdo e os nomes é hora de fazer mais buscas, a respeito da reputação dos profissionais, e também é legal questionar pessoas da sua área se esse material que você vai absorver é bom para a sua qualificação ou não. Vale a pena também comparar com outros cursos de mesmo nome, para ver se você está recebendo um material condizente com o mercado!

4 – Converse com gente da sua área

Se você já trabalha na área do curso em questão, pode conversar com profissionais conhecidos sobre esse curso, para pensar sobre a sua validade ou não.

Se não trabalha, é sempre bom pesquisar grupos de internet que tenham pessoas desse meio, para que você possa fazer perguntas e assim se informar melhor!

Não tenha medo de questionar, de correr atrás e de tirar dúvidas! Normalmente nessas horas, você sempre encontra alguém disposto a te falar se investiria ou não nesse curso, seja um curso a distância ou não, e tendo a opinião de quem já está empregado nesse setor fica mais fácil você se decidir e se posicionar!

Como você pode perceber existem muitas formas realmente funcionais de se certificar de que o curso a distância que te interessa é um bom investimento, ou é melhor procurar outro que seja mais adequado no seu caso! É bom seguir os passos indicados, e sempre ter em mente que esse esforço é justo, porque é pela sua formação!

Instrutor
Instrutor
Professor ROLAND ROBERT COLOMBARI Professor nas disciplinas de Gestão da Qualidade, Sistema de Gestão Integrado, Segurança do Trabalho e Estática - Princípios de Resistência de Materiais nos cursos de engenharia de produção, ambiental e química. Universidade São Francisco Professor na disciplina Gerenciamento de Riscos no curso de extensão em engenharia de Segurança do Trabalho. Universidade São Francisco Professor na disciplina Segurança em Máquinas, Equipamentos e Instalações no curso de extensão em Engenharia de Segurança do Trabalho. Centro Universitário SENAC

1 Comentário

  1. […] foco hoje está relacionado basicamente com a qualidade do curso em questão. Sendo assim, se o curso que você escolher for bem visto no seu meio e se for elogiado […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *