análise de riscos
Análise de riscos e prevenção de acidentes no trabalho
1 de outubro de 2017
curso à distância
Como saber se um curso a distância é seguro e válido?
3 de outubro de 2017

Aprenda a identificar e controlar os riscos da sua empresa

prevenção de riscos para a sua empresa

Os riscos da sua empresa precisam ser sempre identificados, para que você possa evitá-los ou saná-los, garantindo assim o bem-estar dos colaboradores e da sua própria organização, que não vai ter que lidar com processos futuros, ou com o afastamento forçado de funcionários.

O problema é que para fazer essa identificação é muito necessário prestar atenção a uma série de fatores, os quais a maioria dos funcionários está muitíssimo acostumado a ignorar.

Sendo assim, vamos explicar como você pode identificar os riscos da sua empresa para assim ter a chance de controla-los, evitando prejuízos futuros ao seu negócio e também aos seus funcionários!

Evitando os riscos da sua empresa com análise precisa

A análise de riscos existe justamente para que os riscos da sua empresa sejam sanados, ou ao menos diminuídos o máximo possível, o que trará mais segurança para os seus colaboradores e para as suas atividades como um todo.

Para fazer essas análises é necessário seguir alguns protocolos específicos, e entre esses protocolos podemos encontrar as seguintes ações, que vão ajudar a tornar a sua empresa mais segura:riscos da sua empresa

A revisão dos problemas que já são conhecidos

Para fazer essa revisão é necessário analisar todos os seus sistemas de funcionamento, para determinar que riscos estão presentes, pensando sempre nas experiências passadas que já se observaram com essas atividades. Assim é possível começar a pensar como evitar essas situações!

A revisão da missão da atividade

É muito importante pensar nos objetivos existente com cada atividade da sua empresa, assim como é fundamental entender as exigências que se encontram por trás de cada uma delas, para definir os limites da atuação e ver até onde o sistema pode ir.

Desse modo você já consegue evitar que certos riscos se perpetuem, porque retira do sistema atividades que não colaboram e que são perigosas, e passa a analisar as atividades que tem que seguir e ver o que elas podem oferecer de bom e de ruim.

A determinação dos riscos principais

Os riscos da sua empresa começam a ser diminuídos de verdade quando se analisa quais são os principais riscos de acidentes e de lesões nas suas atividades.

Nesse momento são vistos os riscos potenciais de que hajam lesões diretas, lesões imediatas, a perdas da capacidade do funcionário e se vê também o quanto o equipamento pode acabar sendo prejudicado. A perda material também é avaliada e precisa ser contabilizada, porque acaba trazendo problemas para o caixa da organização!

A determinação de riscos iniciais e riscos contribuintes

Os riscos principais se dividem em riscos iniciais e riscos contribuintes, que têm determinações muito específicas e vêm de conceitos bastante arraigados, que vamos explicar a seguir!

Os riscos iniciais existem na atividade desde o seu princípio, e pedem normalmente que a forma de se fazer a atividade seja revista, para o bem de todos os envolvidos.

Já os riscos contribuintes surgem a partir de uma análise da atividade e do que pode leva-la a se tornar perigosa, favorecendo o acontecimento de acidentes ou o desenvolvimento de alguma doença específica!

A análise das restrições de dano

Nesse momento são vistas formas de se evitar que os danos se propaguem de fato, então se buscam maneiras de cortar os riscos e de tornar as atividades mais seguras para os colaboradores, fazendo com que a empresa também se torne um ambiente onde ocorrem muito menos acidentes e onde doenças incapacitantes não são a regra, mas a exceção!

A escolha de responsáveis

Para tornar os riscos da sua empresa realmente menores é fundamental que haja a indicação de profissionais que serão responsáveis pela perpetuação de atividades que evitarão que acidentes e doenças ocorram, cuidando de questões relacionadas a esses perigos, para que eles não acabem acontecendo de forma indiscriminada.

Além disso, também é primordial determinar quem vai supervisionar as atividades dos colaboradores e da empresa, garantindo que haja equipamento de segurança e treinamento para todos que estiverem trabalhando, afim de que nada de ruim aconteça de fato.

Essa supervisão é muito importante, porque apenas através dela se garante que os profissionais da área não sairão prejudicados e que a empresa vai cumprir tudo o que precisa pelo bem de suas atividades e pelo bem de seus funcionários. Sem esses profissionais responsáveis por empregar as medidas corretivas e por supervisioná-las fica difícil manter a segurança de uma empresa em alta realmente.

Identificar e controlar os riscos da sua empresa é primordial para que ela não seja insegura para os seus funcionários e seja um ambiente onde todos vão trabalhar tranquilos, sendo extremamente produtivos e focados, porque sabem que não tem a chance de sofrer acidentes ou adquirir doenças. É um investimento que vai fazer bem para a saúde dos seus colaboradores e da sua empresa, então não deixe de fazê-lo!

Instrutor
Instrutor
Professor ROLAND ROBERT COLOMBARI Professor nas disciplinas de Gestão da Qualidade, Sistema de Gestão Integrado, Segurança do Trabalho e Estática - Princípios de Resistência de Materiais nos cursos de engenharia de produção, ambiental e química. Universidade São Francisco Professor na disciplina Gerenciamento de Riscos no curso de extensão em engenharia de Segurança do Trabalho. Universidade São Francisco Professor na disciplina Segurança em Máquinas, Equipamentos e Instalações no curso de extensão em Engenharia de Segurança do Trabalho. Centro Universitário SENAC

2 Comentários

  1. […] de Instrução a Intervalo) com a objeto da expansão do ensino superior no País. cursos online ead eu acredito que devamos ter um novo olhar, um verdadeiro repensar na situação de conforto […]

  2. […] Aprenda a identificar e controlar os riscos da sua empresa – O Melhor Curso. Os riscos da sua empresa precisam ser sempre identificados, para que você possa evitá-los ou […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *