Melhore o desempenho de sua equipe
Melhore o desempenho de sua equipe
5 de outubro de 2017
ferramentas para a prevenção de acidentes
Ferramentas para a prevenção ou investigação de acidentes nas empresas
1 de novembro de 2017

As 10 principais causas que paralisam a produção de uma empresa

Principais causas que paralisam a produção

A produção de uma empresa é um de seus bens mais preciosos, porque é dela que virá o lucro de todo o negócio, e, consequentemente o seu sustento, a sua razão de existir.

Infelizmente situações chatas acontecem e podem prejudicar essa linha de produção, e na verdade elas costumam ser mais recorrentes do que podemos imaginar.

Sendo assim, a seguir vamos listar as 10 principais causas para a produção de uma empresa estagnar, para que você possa evita-las no seu negócio e não ter problemas. Confira!

10 problemas que paralisam a produção de uma empresa

Problemas com a linha de produção
1 – O não cumprimento das normas

Regras não existem apenas para perturbar a vida de quem trabalha em uma empresa, mas para fazê-la funcionar a todo vapor e produzir cada vez mais e melhor.

Se os colaboradores sempre conversam durante o expediente, se eles se atrasam com frequência e se não cumprem todas as tarefas que lhe são designadas a produção de uma empresa será diminuída e em alguns momentos até paralisada!

2 – Várias reuniões e comunicados

Em uma empresa é importante se reunir para trocar ideias, aparar arestas e avaliar resultados, mas não dá para ter reunião o tempo todo, porque aí a produção paralisa!

Comunicados em excesso também causam o mesmo problema. Se você vive enviando e-mails para os seus colaboradores entenda que eles terão que parar o que estão fazendo para ler, compreender a mensagem e em muitos casos responder, e isso prejudica demais a fluência das suas atividades e, consequentemente, a produtividade da empresa em si!

3 – Uma infraestrutura malfeita

Se o ambiente de trabalho é extremamente barulhento, se é pequeno e as pessoas vivem se esbarrando, se é mal iluminado e poluído obviamente as atividades não vão ter a fluência que precisariam ter. Quanto melhor for a infraestrutura do local onde ocorrem as atividades laborais melhores serão os seus resultados nelas!

4 – Uso indiscriminado de internet

A internet pode ser muito boa para as atividades laborais, mas pode paralisar a produção de uma empresa se é usada excessivamente, e se é usada em momentos indevidos pelos funcionários.

Nesse caso, é importante bloquear alguns sites e aplicativos, para que os seus colaboradores não utilizem o acesso para algo indevido, deixando de fazer o que precisam para fazer o que lhes diverte e interessa no momento em questão!

Muita comunicação é improdutivo

5 – Colaboradores fazendo várias funções ao mesmo tempo

Se você centralizar responsabilidades demais em apenas alguns funcionários a tendência é que a produção de uma empresa caia, porque eles não poderão dar conta de tudo que precisam e acabarão fazendo algumas atividades muito mal, o que também não é legal.

Entenda: é importante que haja uma pessoa para cada função, e não uma que limpa o chão, enquanto atende aos clientes, enquanto supervisiona os outros empregados. Ninguém nasceu para fazer várias coisas ao mesmo tempo, e quando temos necessidade de fazer isso a qualidade do nosso trabalho cai.

6 – Os acidentes de trabalho

Os acidentes laborais são uma das principais causas de paralisarem a produção de uma empresa, e até de suas atividades serem diminuídas por tempo indeterminado, pela perda de funcionários! É sempre um problema muito grave, que precisa ser pensado e solucionado.

7 – Funcionários despreparados

Muitas vezes um empresário contrata funcionários que não estão preparados para assumir uma empresa do jeito eu deveriam, e a consequência disso é que ele não cumpre suas funções como deveriam. Quem perde nesse caso é a empresa, que passa a ter uma produtividade muito menor e, consequentemente, ganhos bem reduzidos, o que jamais seria bom para ninguém!

8 – Equipamentos obsoletos

Os equipamentos de uma empresa precisam estar funcionando bem, e para isso devem ser novos, ou, ao menos, serem sempre vistoriados. Do contrário corre o risco de eles serem perigosos para os colaboradores e deles não ajudarem na produção.

9 – Várias linhas produtivas ao mesmo tempo

Uma produção diversificada demais, que não foca em determinados produtos pode prejudicar demais as atividades da sua empresa, porque atrapalha os seus funcionários, que precisam dar conta de coisa demais ao mesmo tempo! Não vá por esse caminho e tente cuidar para que a produção seja focada no que realmente interessa ao seu público-alvo.

10 – Funcionários desrespeitados

Se os seus colaboradores não perceberem que são respeitados pelos seus superiores, que são valorizados e que são queridos a tendência é que produzam menos do que poderiam, e muito menos do que a sua empresa poderia lucrar!

Bom, agora você já sabe os 10 principais motivos para uma empresa ter as suas atividades diminuídas ou paralisadas! Se você quer que a produção de uma empresa não passe por isso então se esforce para ir na contramão desses 10 fatores e faça o melhor para que seu negócio cresça

Instrutor
Instrutor
Professor ROLAND ROBERT COLOMBARI Professor nas disciplinas de Gestão da Qualidade, Sistema de Gestão Integrado, Segurança do Trabalho e Estática - Princípios de Resistência de Materiais nos cursos de engenharia de produção, ambiental e química. Universidade São Francisco Professor na disciplina Gerenciamento de Riscos no curso de extensão em engenharia de Segurança do Trabalho. Universidade São Francisco Professor na disciplina Segurança em Máquinas, Equipamentos e Instalações no curso de extensão em Engenharia de Segurança do Trabalho. Centro Universitário SENAC

1 Comentário

  1. […] espeque e manutenção dos mesmos, inclusive nos pólos ou núcleos de atendimento. paralisam a produção em Ciências com Habilitação em Biologia, pela Instalação de Ensino […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *